#30 Ponte de Rande

No passado fim de semana resolvi matar saudades de Santiago de Compostela. Permitiu-me dessa forma reencontrar a Ponte de Rande (1978), que faz a ligação entre Vigo e Pontevedra, através da Autoestrada do Atlántico. É, sem dúvida, um símbolo da Ria de Vigo e Galiza.

O tramo central tem um vão de 400,14 m sendo que os dois restantes vãos (extremos) têm 147,42 m. O tabuleiro é formado por um sistema misto de betão e aço. Os pilares principais, em H, atingem uma altura de 128 m. O tabuleiro é atirantado a estes por um sistema de cabos de pré-esforço em “harpa”. o corte transversal do tabuleiro tem uma largura de 23,46 m e altura de 2,46 m conferindo-lhe uma agradável esbelteza.

Em pesquisa pela internet li em vários locais na possibilidade futura de o tabuleiro ser alargado utilizando para tal uma solução curiosa em que serão criados dois “novos tabuleiros” paralelos e exteriores à ponte existente e apoiados nesta transversalmente mantendo como sistema de atirantamento o mesmo sistema da ponte existente.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: