#35 Ponte da Vala Nova

O destaque deste novo artigo é para a Ponte da Vala Nova que faz parte da ligação entre Benavente e Salvaterra de Magos. Ponte em betão armado, foi construída nos anos de 1953 – 1954, e a sua estrutura é constituída por 3 vãos de 12 m cada, atingindo um comprimento total de 38 m. três tramos isostáticos com 36 m de vão, sendo o comprimento total da obra, medido entre eixos de apoio extremos nos encontros, de 108 m.

A largura do tabuleiro de fora-a-fora medida entre faces opostas dos lancis exteriores é de 11.88 m. (editado em 11.06.2013)

O tabuleiro é constituído por 8 vigas pré-fabricadas em betão armado pré-esforçado com secção transversal em “T”, tendo 1.60 m de altura, 1.20 m de largura para o banzo superior, e 0.40 m para o banzo inferior.

“O projecto foi confiado à SETH, tendo o projectista, Engº Francisco de Vasconcelos Mello, optado pela construção do tabuleiro com pré-esforço, uma solução então já utilizada em alguns elementos de estruturas, mas totalmente inédita em pontes de quaisquer dimensões. Para tal, deslocou-se o projectista à casa Freyssinet, em Paris, com vista à aquisição dos necessários conhecimentos para a aplicação do sistema. As fundações foram constituídas por estacas de betão cravadas com 60 cm de diâmetro e uma profundidade aproximada de 5 m.” in Obras Históricas – SETH

Neste momento a obra de arte encontra-se em reabilitação, empreitada a ser realizada pela empresa Conduril, destacando-se os trabalhos de reforço com pré-esforço exterior, que dotarão a mesma de melhor capacidade resistente.

Anúncios
    • Júlio Appleton
    • 10 de Junho, 2013

    Caro Colega
    No arquivo do EP indica-se que a ponte é constituída por 3 vãos de 33,8m e 12m de largura, com vigas pré-esforçadas de 1,6m de altura.
    Julgo que o registo do site da SETH está errado. O vão não é de 12m,…
    Pode confirmar esta questão?
    Com os meus agradecimentos
    Júlio Appleton

    • Aproveito para agradecer primeiramente a visita a este espaço. Igualmente agradeço a sua participação e o reparo.

      Depois de consultar o projecto de Reabilitação e Reforço Estrutural da Obra de Arte (datado de 2006, Betar Consultores Lda) confirmo que os valores se encontram errados, sendo que efectivamente a ponte é constituída por três tramos isostáticos com 36 m de vão, sendo o comprimento total da obra, medido entre eixos de apoio extremos nos encontros, de 108 m.

      A largura do tabuleiro de fora-a-fora medida entre faces opostas dos lancis exteriores é de 11.88 m.

      O tabuleiro é constituído por 8 vigas pré-fabricadas em betão armado pré-esforçado com secção transversal em “T”, tendo 1.60 m de altura, 1.20 m de largura para o banzo superior, e 0.40 m para o banzo inferior.

      Recorri igualmente ao projecto de aplicação de pré-esforço exterior realizado pela Conduril para as referidas obras de reabilitação para confirmar duplamente esses valores.

      Mais uma vez agradeço a sua visita esperando o encontrar mais vezes por este espaço.
      André Afonso Carvalho

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: