#49 Ponte Filipina sobre o Rio Zêzere

zezere1

A Ponte Filipina sobre o Rio Zêzere, no concelho e distrito da Guarda, foi construída em 1631, durante o domínio filipino em Portugal.

A ponte é constituída por quatro arcos em alvenaria de pedra granítica apoiados em três pilares situados no leito do Rio Zêzere, e em dois encontros localizados nas margens, elementos estes também constituídos por alvenaria e pedra granítica argamassada com dimensão variável.

O tabuleiro tem uma extensão longitudinal de aproximadamente 90 metros, medidos entre faces de encontros. A largura da plataforma de circulação é de 3.75m.

Os arcos que constituem o apoio ao tabuleiro são constituídos por alvenaria de cantaria de granito com geometria bem definida com junta argamassada, materializando quatro vãos livres com 18.40 m, 16.65 m, 15.90 m e 15.40 m, respectivamente.

zezere2

Os três pilares centrais apresentam uma construção semelhante, sendo constituídos por pedra de alvenaria de granito. Apresentam uma secção aproximadamente rectangular constituída por segmentos rectos com 4.0m de desenvolvimento e uma largura média de 4.0m, terminando em quebra-mares triangulares.

Os encontros – E1 localizado a Poente da obra de arte e E2 a Nascente – são do tipo cofre, sendo igualmente constituídos por elementos de alvenaria granítica. No prolongamento dos encontros existem muros avenida de comprimentos variáveis entre os 18 m e 50 m.

zezere3

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: